Resenha – Destrua este diário.

destrua este diário

Há muito tempo o conceito do que é arte e do que é considerado artístico vem sendo debatido. Com a chegada da arte contemporânea, muitos padrões clássicos foram colocados em xeque. Essa tendência característica dos novos tempos também chegou à literatura com força total. O livro Destrua este diário, da autora Keri Smith, é um ótimo exemplo.

A editora Intrínseca lançou o livro em 2013, que se trata da adaptação brasileira de Wreck this JournalDestrua este diário é um livro que estimula a criatividade e que ganhou destaque entre os leitores brasileiros porque trouxe uma nova maneira de interação com a leitura. Antes o processo de leitura era mais ou menos assim: você lia, o cérebro era estimulado através das palavras que despertavam imagens. Essas imagens tinham como base suas próprias experiências, mas não era algo facilmente externado.

Mas, com essa tendência que o livro de Keri trouxe, o processo de leitura passou a ser mais prático e interativo, pois o próprio livro dá suporte para que a imaginação seja externada para as folhas de papel. Keri também inova ao propor uma nova maneira de se tratar livros. Estamos acostumados a ter o máximo de zelo e cuidado, porém com o livro Destrua este diário o objetivo é exatamente outro. O leitor é convidado a participar através de desenhos, cortes e outras coisas mais bizarras, como levar para passear, congelar folhas, etc.

O que se faz, na verdade, é romper com o pré-estabelecido, com aquilo que se espera que um livro seja. Por isso Destrua este diário é tido como um espaço de evasão. Ao mesmo tempo, o livro se torna único para cada um que o adquire, pois cada pessoa se expressa de uma maneira diferente das outras.

E o interessante é que essa diferença de possibilidades do que se pode fazer com o livro aproximou muitos leitores. Antes, o costume era debater as ideias, falar sobre personagens, ou seja, era um debate mais literário. Mas com o livro de Keri, os leitores começaram a compartilhar suas ideias, suas experiências com o livro e a maneira como entenderam algumas das propostas, tudo isso de forma mais prática. E o resultado é uma interação positiva, pois ressalta que as pessoas podem se unir por objetivos comuns, mesmo cada uma tendo algo diferente em mente.

Por isso que quem lê tira várias fotos, posta no facebook, instagram e até mesmo em blogs. Alguns vão mais além: através de vlogs, dão depoimentos da sua interação e outros, até mesmo, realizam algumas propostas ao vivo.

Um livro que rompe padrões, ao mesmo tempo em que propõe o debate entre o que é certo e errado (dentro do universo literário), de maneira subjetiva.

Tags: (mundo, livro, literatura, leitor, escritor, livro, acácio, souto, leitoreiro, frase, citações, leitura, autor).

2 Comentários

Arquivado em Resenhas

2 Respostas para “Resenha – Destrua este diário.

  1. claquetegirls

    Adorei a resenha!!
    Eu tenho ele aqui em casa, mas ainda não comecei os desafios propostos por ele.
    Beeijos
    https://claquetegirls.wordpress.com/

    Curtir

Deixe um comentário